3 maneiras de ter uma rotina criativa

16/11/2022
3 maneiras de ter uma rotina criativa

Em um mercado cada vez mais competitivo e igual, sabemos que o diferencial é o principal destaque para chamar a atenção das pessoas. No entanto, esse criativo não começa apenas na hora de entregar a oferta, mas sim em nossos hábitos diários.

Inserindo a criatividade em nosso dia a dia, podemos ter a oportunidade de gerar inúmeros insights e estratégias para levar nossos projetos profissionais adiante, e dessa forma, sair na frente da concorrência.

Quer saber como ter uma rotina criativa? Então, continue lendo o nosso post até o final e conheça as melhores dicas.

Você sabe que é uma rotina criativa?

Antes de tudo, para entendermos de fato como criar esse tipo de rotina, primeiro devemos entender o que de fato ela significa.

Portanto, de maneira geral, podemos definir que a rotina criativa tem mais a ver com ter uma rotina com significado, onde as tarefas são concluídas, os hábitos são realizados de maneira natural, os hobbies estão inclusos, e tudo isso sendo conduzido de uma maneira menos agressiva.

Em outras palavras, basicamente definimos que a rotina criativa é aquilo que as “pessoas felizes” tendem a nomear.

Pessoas que buscam bem estar, liberdade, equilíbrio, e, além disso, espaço para fazerem o que quiserem sem que essas atividades atrapalhem processos profissionais e pessoais (ou contribuam para eles), é uma excelente maneira de definir ainda melhor a rotina criativa.

Veja também: 5 ferramentas gratuitas para criar o seu e-mail marketing

Mas como manter uma rotina criativa?

Agora que você já sabe o que é uma rotina criativa e por que ela é tão importante nos contextos atuais, vamos colocar a mão na massa. Abaixo, conheça as principais formas de criar a sua própria rotina criativa:

1. Tenha o hábito de ler

A primeira dica de rotina criativa é, sem dúvidas, adquirir o hábito de ler. Isso porque a leitura nos permite viajar para inúmeros contextos — seja para um livro de romance ou para um gênero mais científico. Independente disso, a leitura traz questionamentos e insights para a descoberta de novos pensamentos, processos e ações.

Quando implementamos essas novas descobertas em nosso dia a dia, trazemos novas criações para o nosso estilo de vida — seja profissional ou pessoal.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, acesse agora mesmo o nosso blog e confira outras dicas relacionadas ao tema.

2. Tenha uma organização focada na criatividade

O planejamento semanal e organização para muita gente já é considerado um hobby criativo. E esse processo é importante por um bom motivo: promove a terapia. Quando usamos adesivos, cores, post its e itens que façam a semana como se fosse um diário, traz uma sensação incrível de organização.

Mesmo que você nunca tenha praticado, faça o teste e veja se faz sentido para você. Ter um mapeamento do que vai acontecer nos próximos, te dá a oportunidade de personalizar suas atividades, otimizar o seu tempo, e às vezes encaixar um programa que até então você não havia pensado.

3. Pratique a meditação

Caso você não saiba, o ato de meditar é simplesmente concentrar-se, por alguns minutos, na própria respiração. Por mais simples que essa atividade possa parecer, inúmeros processos estão ocorrendo.

Ao concentrar na sua respiração, você, automaticamente, acaba analisando o fluxo de seus pensamentos e condicionamentos, tendo a oportunidade de trabalhar ainda melhor neles.

Deixando de lado as emoções negativas e focando apenas no presente, você adquire o hábito de estar no agora, pensando apenas nas questões que estão sendo demandadas para aquele momento.

Gostou desse artigo? Conforme vimos, existem inúmeras maneiras de fomentar uma rotina criativa. Mas, escolher as melhores para te ajudar de maneira simples, a fim de não mudar bruscamente as suas atividades diárias.

Adapte as dicas aos poucos, e com tempo, vá implementando outras que você julgar como interessante.

Nossos Parceiros

Webeats Beleza Mágica Parcamp Zumktips