Análise/Review do Samsung Galaxy A50

06/09/2019
Samsung Galaxy A50
Nota7.64

Para quem acompanha nosso blog, o review do Samsung A10 já foi lançado aqui, onde analisamos os aspectos mais importantes do aparelho, assim como seus prós e contras. Agora é a vez do Samsung Galaxy A50.

Continuando nesta mesma linha, hoje avaliaremos o Samsung A50 e suas principais características pra você que está pensando em trocar de smartphone (ou só tá afim de conhecer um pouquinho mais mesmo).

Lançamento

A empresa coreana anunciou o Galaxy A50, que chegou nas lojas brasileiras a partir do dia 22 de abril, com propostas um tanto inovadoras para um smartphone de modelo intermediário.

Por R$2.000, a marca prometia câmera com lente ultrawide, bateria grande de 4000 mAh e ainda um leitor de digitais na tela. E aí surgiram as dúvidas: será que a Samsung está realmente inovando ou todos esses complementos são apenas para disfarçar uma qualidade baixa?

Vamos ver mais sobre o modelo abaixo, e aí vocês tiram suas próprias conclusões.

Ficha Técnica

Características Gerais
Sistema Operacional Android 9 Samsung One UI Pie
Disponibilidade Jan/2019
Dimensões 158.5 x 74.7 x 7.7 mm
Peso 166 gramas
Dados Técnicos
Processador 4x 2.3 GHz Cortex-A73 + 4x 1.7 GHz Cortex-A53
Chipset SAMSUNG Exynos 7 Octa 9610
64 Bits
GPU Mali-G72 MP3
Memória RAM 4Gb
Memória Máxima 64Gb
Memória Expansível Micro SD até 512Gb
Tela
Polegadas 6.4
Resolução 1080 x 2340 pixel
Densidade de pixels 403 ppi
Tipo Super AMOLED
Cores 16 milhões
Proteção Gorilla Glass 3
Câmera
Megapixels 25 Mp + 5 Mp + 8 Mp
Resolução 5774 x 4330 pixels
Abertura de câmera F 1.7 + F 2.2 + F 2.2
Estabilização Ditigal
Autofoco
Foco por toque
Flash LED
HDR
Localização
Detecção Facial
Câmera Frontal 25 Mp / F 2
Vídeo
Resolução da gravação Full HD
Auto focagem de vídeo
FPS da gravação 30 fps
Opções da Câmera Frontal HDR/Face Detection
Vídeo câmera frontal Full HD 30 fps
Conectividade
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac
Bluetooth 5.0 com A2DP/LE
USB Type-C 2.0
NFC X
GPS A-GPS/GLONASS/BeiDou/Galileo
Sensores
Acelerômetro
Proximidade
Giroscópio
Bússola
Impressão digital
Mic. de Redução de Ruído
Funções
TV DTV
Vibração
Viva Voz
Outros Wi-Fi Direct / Wi-Fi hotspot
Bateria
Tipo LiPo
Amperes 4000 mAh

Design e características do Galaxy A50

A primeira coisa que notamos ao analisar o aparelho, é o uso do plástico invés do vidro, o que provavelmente é uma estratégia para diminuir valores e compensar o tanto de tecnologia no aparelho. Entretanto, o acabamento do plástico é brilhante e tem a semelhança com o vidro, o que confere ao celular uma aparência mais sofisticada.

O leitor biométrico na tela é outra novidade que empolgou muitas pessoas, mas que não é a maravilha esperada; ele é pouco sensível ao toque e só desbloqueará o celular quando seu dedo estiver posicionado no local exato, o que dificulta o acesso nos primeiros dias de uso.

O notch, entalhe no topo dos celulares que vem sido cada vez mais comum, aparece no Samsung Galaxy A50 como mais um sinal de inovação, porém tendo seu custo; para compensar os gastos, a empresa retirou a proteção contra água que existia nos antigos modelos da linha A.

Quanto ao tamanho, o modelo apresenta bordas um pouco mais finas do que o A30, por exemplo, e assim consegue ser mais compacto, ainda que as duas telas tenham o mesmo tamanho. Em medidas, o A50 tem 158,5 mm de altura, 74,7 mm de largura e 7,7 mm de espessura.

Para muitos, este tamanho acaba sendo bem grande, e por ter acabamento em plástico, acaba se tornando um pouco mais liso e difícil de manusear com apenas uma mão, por exemplo. Ainda assim, o modelo tem tamanho aceitável e a capinha de silicone inclusa com o produto diminui o perigo de quedas devido ao seu design escorregadio.

Na qualidade da tela, a Samsung manteu a Super AMOLED neste modelo, e trouxe bom tamanhos e definições também. O Galaxy A50 possui 6,4 polegadas com resolução Full HD (1080 x 2340 pixels) em padrão 19,5:9.

Desempenho e bateria do Galaxy A50

O Smartphone conta com um processador octa-core formado por 4 núcleos Cortex-A73 e velocidade máxima de 2,3 GHz em conjunto com 4 núcleos Cortex-A53 de velocidade máxima de 1,7 GHz.

A parte gráfica fica por conta da Mali-G72 MP3 (as opiniões sobre a qualidade dela variam).

Quando comparamos com outras marcas, o Galaxy A50 se mostra similar ao Snapdragon 710, mas a GPU do A50 é mais fraca que a do Snapdragon 660, mostrando uma pequena, mas importante diferença.

Na bateria, o modelo decepciona um pouco se compararmos com a linha M, onde os smartphones apresentavam bateria de 5.000mAh. Porém, o A50 continua sendo satisfatório e tendo uma bateria que consegue performar medianamente durante todo o dia. Por falta do carregador turbo, o modelo acaba levando aproximadamente 2 horas para a carga completa, o que pode ser um empecilho para algumas pessoas.

Câmera do Samsung Galaxy A50

Na mesma pegada de inovação e alta qualidade, o A50 vem com câmera tripla na traseira, sendo que câmera principal registra imagens de até 25 MP. Já a secundária tem lente ultrawide, o que te possibilita tirar fotos mais amplas, com a ajuda da terceira câmera, que serve para desfocar o fundo de cenários.

A câmera com função ultrawide é boa, mas a abertura da lente causa uma boa perda de qualidade e detalhes em ambientes muito iluminados. O destaque mesmo fica com a terceira câmera, que apesar de às vezes não funcionar perfeitamente, consegue fazer o desfoque do fundo de forma mais satisfatória que diversos modelos, até mesmo de alguns top de linha.

Software do Samsung Galaxy A50

O A50 vem como pioneiro da Samsung com o uso da interface One UI, encontrada no Android Pie. Os modelos mais antigos ainda contavam com o  Samsung Experience, do Android Oreo.

Muitos dos recursos dos celulares melhores (e mais caros) você encontra no A50, ainda que o Android utilizado pela Samsung não performe perfeitamente, apresentando um pouco de lentidão em certas tarefas do celular.

Porém, por questões de preço e nível do modelo, o software está longe de ser uma decepção ou algo que inutilize o smartphone.

E aí, o que achou do Galaxy A50? Comenta pra gente aqui embaixo!

Nossos Parceiros

Webeats Borssolani Store Planeta Plug Navegando e Aprendendo Desocultando Beleza Mágica Parcamp Impra Empório Hookah Maquiagem Biz

Nota Planeta Plug

Design:
7.5
Funcionalidades:
8.2
Desempenho:
7
Usabilidade:
8
Custo-Benefício:
7.5
Nota7.64

Comentários

comentários