Automação de Marketing: saiba o que é, como funciona e suas vantagens

24/11/2022
Automação de Marketing

As ferramentas de marketing estão evoluindo cada vez mais, sobretudo em decorrência do crescente desenvolvimento tecnológico nos contextos atuais. E nesse quesito, podemos perceber a devida importância da automação de marketing, que promove ainda mais benefícios e vantagens para quem deseja qualificar leads em bons clientes — e o melhor, de maneira automática.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Afinal, o que é Automação de Marketing e como funciona?

A Automação de Marketing nada mais é do que a utilização constante de tecnologias para realizar a automatização de processos e atividades.

Sendo assim, entendemos que o seu principal objetivo é fazer com que a escalabilidade e eficiência aumente ainda mais no setor de marketing — e ao mesmo tempo, conseguir obter um relacionamento ainda mais personalizado pelos leads.

Em linhas gerais, o conceito de automação de marketing tende a se referir a qualquer ação que é automatizada através do uso da tecnologia. Nesse processo podemos incluir a atividade de disparo de e-mails, além do uso de chatbots para conversas e até mesmo o agendamento automático de postagens em redes sociais.

No entanto, quando nos referimos a automação de marketing, não estamos falando de pontos específicos. De maneira geral, falamos da automação de todas as atividades de marketing através de workflows, que buscam ativar uma atividade após a outra de maneira automática, sem precisar de qualquer atividade manual.

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Principais benefícios e vantagens de automação de marketing

Entendendo o conceito e a importância da automação de marketing para as estratégias de conversões de clientes nos contextos atuais, podemos perceber algumas vantagens e benefícios nesse tipo de utilização. Vamos conferir abaixo:

1. Mais escalabilidade na marca

A primeira vantagem que obtemos com o uso da automação de marketing é, sem dúvidas, a possibilidade de escalar. Isso porque a automação permite aumentar as vendas e o número de clientes, e o melhor de tudo, reduzindo os custos.

Isso porque a empresa percebe a importância de investir em ferramentas, contratações e treinamentos para se desenvolver ainda mais. Porém, depois que tiver essa estrutura consolidada, a marca não precisa de mais pessoas ou de sistemas convencionais para fazer com que as vendas sejam geradas.

Uma vez que os processos serão automatizados, também podem ser replicados para um número ainda mais expressivo de pessoas.

2. Funil de vendas mais otimizado

Em linhas gerais, dizemos que ter eficiência em um processo significa realizar atividades da melhor maneira/qualidade possível. Sendo assim, o que vai importar ao final do processo é o rendimento, sendo o melhor caminho para se chegar aos resultados desejados.

Por esse motivo, a automação de marketing torna o funil de vendas mais otimizado, uma vez que torna o tempo do cliente mais ágil e eficiente, e além de tudo, melhora ainda mais o relacionamento, abordando os leads na hora certa e fazendo-os evoluírem de forma automática, sem a necessidade de processos manuais.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe o que é a automação de marketing e por que ela é tão importante para as estratégias de conversão, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o tema?

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