Guia de Marketing no Pinterest para iniciantes

12/10/2022

Quando você pensa em marketing nas redes sociais, provavelmente pensa no Instagram,  Twitter e até no Facebook. Mas você já parou para considerar os benefícios do marketing no Pinterest?

Embora o canal seja frequentemente negligenciado e subestimado, na verdade é um lugar incrível para facilitar o crescimento da marca. No início de 2022, o Pinterest tinha 433 milhões de usuários ativos mensais e um alcance médio de reconhecimento de 76%!

Outros canais como Facebook e Twitter continuam perdendo alcance orgânico, lutando para superar as demandas de um público em constante mudança, o Pinterest está ganhando cada vez mais engajamento de seu público. Um estudo da RJMetrics descobriu que cerca de 84% das mulheres que se inscreveram no Pinterest há quatro anos ainda estão ativas na plataforma.

Se você ainda não usa o Pinterest como uma solução para engajamento social, pode estar perdendo uma oportunidade incrível.

Continue lendo para saber tudo o que você precisa saber sobre Marketing no Pinterest.

Como funciona o marketing no Pinterest?

Então, como exatamente funciona o marketing do Pinterest? Bem, o Pinterest é um site de marketing de mídia social visual onde os usuários ou “pinners” podem compartilhar imagens ou vídeos de todo o mundo com amigos e familiares. Esses pinners também têm a oportunidade de criar pastas específicas cheias de “pins” do conteúdo que eles gostam.

Muitas vezes, cada pasta apresentará uma descrição, assim como os pins individuais nessa pasta, tornando mais fácil para outras pessoas encontrarem o conteúdo com palavras-chave. Por exemplo, o perfil do Planta Plug no Pinterest tem uma pasta intitulado Dicas e Tutoriais. Essa pasta do Pinterest inclui pins do Planeta Plug e itens “repinados” de outros Pinners que compartilham dicas de criação de conteúdo.

Os usuários podem tornar sua pasta pública quando quiserem compartilhar sua criatividade com outras pessoas ou mantê-las privadas se estiverem usando o conteúdo especificamente para inspiração pessoal. Além disso, quando se trata de encontrar imagens, os pinners poderão enviar e compartilhar imagens manualmente, fixar novamente o conteúdo que seus amigos compartilharem ou fixar novamente o material que encontrarem online.

Embora muitas pessoas assumam que o Pinterest é reservado para mães e blogueiros de estilo de vida, a verdade é que qualquer empresa pode crescer com uma conta no Pinterest. 50% das pessoas fazem uma compra depois de ver um pin promovido e 67% dizem que descobriram um novo produto ou marca na rede.

Aqui estão alguns insights sobre a base de usuários do Pinterest para ajudá-lo a decidir se este canal é ideal para você. Os usuários do Pinterest são:

  • 41%  mulheres e 16% homens
  • 31% de áreas suburbanas
  • 84% entre 18 e 64 anos
  • 70% mães e 33% pais
  • 55% de compradores

Conhecendo os recursos do Pinterest

Antes de mergulhar de cabeça no marketing do Pinterest, você precisará aprender algumas noções básicas sobre como essa plataforma única funciona. Não há atualizações de status como o Facebook e nem mini-artigos como você obteria no LinkedIn. Em vez disso, o Pinterest apresenta componentes exclusivos como:

  • Pastas: Pastas são locais cheios de conteúdo categorizado para um tema ou interesse específico. Por exemplo, você pode criar uma pasta com novos conselhos para as mães.
  • Pastas secretas e de grupo: Algumas formas alternativas de pastas incluem “Pastas secretas”, que exigem um convite para ver, e pastas de grupo, que envolvem conteúdo de vários pinners de uma só vez.
  • Pins: Um pin é uma imagem ou vídeo com um link. O pin pode direcionar para uma página da Web externa, como uma página de produto, página de vendas ou postagem de blog, vídeo do Youtube o que significa que é excelente para obter backlinks para o seu site.
  • Re-pins: Semelhante a compartilhar ou retweetar, o re-pinning é quando você pega o conteúdo de outra pessoa e o adiciona ao seu próprio perfil do Pinterest – muitas vezes mencionando o pôster original enquanto isso.

Veja também: 5 ferramentas gratuitas para criar o seu e-mail marketing

Configurando seu perfil comercial do Pinterest

Se agora você acredita que o Pinterest pode ser um bom lugar para sua estratégia de marketing, a primeira coisa que você precisa fazer é configurar uma conta comercial. Felizmente, é 100% gratuito e bastante simples converter de um perfil pessoal para uma conta comercial.

Comece seguindo os passos apresentados pelo Pinterest para preencher seu perfil e conectar outras contas. Idealmente, você deseja que sua biografia contenha o maior número possível de palavras-chave sem parecer confuso ou incomum. Isso tornará mais fácil para as pessoas encontrarem você no Pinterest.

Felizmente, o Pinterest tem um processo de integração muito bom para ajudá-lo a otimizar sua conta para mais exposição. Por exemplo, depois que sua conta for convertida em um perfil comercial, basta navegar até o hub de negócios no Pinterest. Para novas contas, o hub de negócios fornecerá etapas de ação para orientá-lo no processo de otimização.

Depois de concluir as etapas de otimização, você pode começar a procurar maneiras de personalizar seu conteúdo, por exemplo:

  • Adicione uma capa: as capas são como capas de perfil no Facebook ou LinkedIn. Você pode fazer o upload como foto e aplicar à sua conta para dar uma aparência online mais coesa e profissional. Lembre-se de aproveitar ao máximo as cores, fontes e ícones da marca onde puder.
  • Ajuste o título da sua pasta: você também pode alterar a maneira como nomeia suas pastas para torná-las mais personalizadas. Mantenha seus títulos tão curtos e rápidos quanto possível e lembre-se de aproveitar qualquer oportunidade de usar palavras-chave.
  • Transforme suas descrições: por falar em palavras-chave, um dos melhores lugares para atualizar seu SEO no Pinterest é nas descrições de categorias e pastas. Faça uma pequena pesquisa de SEO para ver que tipo de termos você deseja classificar antes de começar. Se você não sabe por onde começar, digite algumas palavras-chave iniciais na barra de pesquisa do Pinterest e veja o que aparece.
  • Escolha as categorias certas para o seu conteúdo: lembre-se de que você precisa que seu conteúdo do Pinterest atraia seu público-alvo. Escolha categorias que você sabe que seus clientes vão olhar. Por exemplo, alguns dos tipos mais populares são saúde, viagens, beleza e bem-estar.

Criando suas fotos e imagens

Como muitas outras redes sociais, o Pinterest vem repleto de imagens e vídeos fantásticos para encantar e inspirar os usuários. A chave para o sucesso da maioria das empresas nessa plataforma é garantir que você publique fotos que promovam sua marca e comercializem seus produtos. Claro, você não quer apenas anunciar no Pinterest.

Lembre-se, os canais de mídias sociais são para construir uma conexão emocional com seu público-alvo. Você quer se destacar como uma fonte de conteúdo útil e informativo – caso contrário, os usuários evitarão segui-lo em primeiro lugar.

Para obter suas imagens corretas, comece mantendo as dimensões corretas:

  • Os pins expandidos têm uma largura mínima de 600 pixels
  • As proporções da imagem são de 2:3 a 1:3:5

Escolher as dimensões certas fará com que você comece no caminho certo com o Pinterest, mas você também precisará garantir que o conteúdo dos recursos visuais que você está postando sejam projetados para engajar e atrair os usuários também. Por exemplo. Aqui estão algumas dicas importantes:

  • Imagens sem rostos recebem 23% mais pins no Pinterest do que aquelas com rostos
  • Crie e compartilhe vídeos com marca para promoção da empresa. 75% dos usuários do Pinterest dizem que provavelmente verificarão o conteúdo de vídeo com uma marca.
  • Aproveite ao máximo o recurso de vídeo promovido do Pinterest para ajudar a atrair o foco para seu conteúdo de vídeo mais valioso.
  • Imagens com 30% menos espaço em branco no fundo são fixadas com mais frequência – evite espaço excessivo em suas fotos.
  • Crie vídeos entre 30 e 90 segundos para obter as maiores taxas de desempenho.

Você pode usar ferramentas como Canva ou PicMonkey para ajudá-lo a criar gráficos personalizados e animações de vídeo de maneira rápida e fácil. Por exemplo, o Canva tem modelos específicos do Pinterest que já estão dimensionados para atender aos requisitos de dimensão da plataforma. Além disso, os usuários do Canva também podem exportar conteúdo como imagens ou vídeos. Tornar bastante fácil aproveitar o vídeo de alto desempenho no Pinterest.

Veja também: Saiba como funciona o Canva na prática

Construindo seus seguidores no Pinterest

Infelizmente, como é o caso da maioria dos canais de mídias sociais, apenas ter as imagens certas no Pinterest não será o suficiente para obter o engajamento do público que você procura. Você precisará rastrear e se conectar com os clientes certos para você.

Comece desenvolvendo personas de comprador para os clientes que você deseja alcançar no Pinterest, caso ainda não tenha nenhuma persona. Você pode fazer isso assim:

  • Pesquisando seus clientes e fazendo anotações sobre suas características em comum
  • Pesquisando e pedindo feedback aos seus seguidores atuais
  • Examinando seus concorrentes para determinar quem eles estão tentando alcançar
  • Visualize as pastas que seus seguidores e clientes atuais seguem para obter uma visão de suas preferências.

O conhecimento básico de quem você deseja alcançar no Pinterest te ajudará a começar a desenvolver seus seguidores de forma mais eficaz. Você saberá em que tipo de categorias você deve compartilhar para tornar seu material mais atraente nos círculos certos. Além disso, você poderá determinar que tipo de conteúdo tem mais probabilidade de falar com seus clientes com base em seus fatores definidores. Por exemplo, clientes mais jovens que procuram informações sobre produtos são mais propensos a serem mais atraídos por vídeos.

À medida que você começa a desenvolver e publicar seu conteúdo, não se esqueça de começar a tomar medidas para promover sua conta do Pinterest. Você pode usar uma conta de anúncios do Pinterest para o pin pago ocasionalmente ou pode:

  • Envolva-se com influenciadores para obter mais engajamento e alcance de suas postagens
  • Siga contas que podem querer segui-lo de volta
  • Use palavras-chave em suas postagens para tornar suas informações mais pesquisáveis
  • Promova sua conta do Pinterest através de outras redes sociais como Facebook e Twitter

 

Melhores práticas para um conteúdo melhor no Pinterest

Como qualquer estratégia de mídia social, garantir que você esteja criando o melhor conteúdo no Pinterest levará algum tempo, foco e testes.

No entanto, para garantir que você comece a se mover na direção certa, existem algumas etapas que você pode seguir.

Por exemplo:

1. Inclua Hashtags e Palavras-chave no Conteúdo

Talvez mais do que qualquer outro site de mídia social, o Pinterest depende muito de uma compreensão básica das práticas de SEO. Você precisará garantir que as pessoas encontrem seu conteúdo, tanto no Pinterest quanto nos mecanismos de pesquisa. A única maneira de fazer isso de forma eficaz é com palavras-chave e hashtags.

As palavras-chave são bastante simples de usar – você só precisa de algumas informações fundamentais sobre quais são seus termos mais pesquisados. Por outro lado, as hashtags no Pinterest podem levar algum tempo para se acostumar.

A boa notícia é que as hashtags funcionam de maneira muito semelhante às tags em qualquer outro site social no Pinterest. Quando os usuários clicam na hashtag incluída em seus Pins, eles são direcionados para uma página onde podem visualizar todo o conteúdo postado no mesmo espaço marcado. Adicionar hashtags ao seu conteúdo, pastas e pins promovidos melhora sua visibilidade.

2. Promova seu conteúdo social de forma cruzada

Embora o Marketing no Pinterest tenha um excelente alcance social por si só, você sempre pode melhorar o reconhecimento da sua marca neste canal promovendo o conteúdo que deseja compartilhar em outros canais sociais também. Por interesse, você pode reivindicar o mesmo nome de usuário do Pinterest no Instagram, YouTube e outros canais visuais onde seu público pode aparecer.

Isso ajudará você a expandir suas oportunidades quando se trata de se conectar com novos seguidores em potencial. Além disso, você também poderá vincular seu perfil do Pinterest a contas do Facebook para aproveitar também um dos canais de mídia social mais populares do mundo.

3. Implemente o Pinterest em seu site

Adicionar botões e conteúdo de mídia social ao seu site tornou-se uma prática comum para empresas que desejam divulgar a marca e melhorar o engajamento. Ao adicionar o Pinterest ao seu site, você poderá direcionar o tráfego do seu site para sua conta do Pinterest e vice-versa.

Os visitantes do seu site também terão a opção de “fixar” o conteúdo do seu site em suas próprias pastas de mídia social se estiverem interessados ​​no que você está fazendo. O construtor de widgets e botões da rede no site do Pinterest facilita o início do desenvolvimento de sua estratégia.

4. Envolva-se com as pessoas para o melhor Marketing no Pinterest

A essa altura, você deve saber que o sucesso em qualquer canal de mídia social exige que você seja “social”. Em vez disso, você precisará buscar ativamente relacionamentos com possíveis fãs, seguidores e até influenciadores.

Iniciar relacionamentos com os seguidores do Pinterest ajudará a aprofundar a lealdade e o respeito que eles sentem pela sua marca, o que garante que eles continuem voltando para você em busca de ideias e inspiração. Lembrar de:

Siga as contas de pessoas que demonstram interesse no tipo de conteúdo que você publica. Você pode fazer isso pesquisando palavras-chave e hashtags para as quais deseja classificar.

Faça Re-Pins, comente e curta o conteúdo de seus fãs e seguidores sempre que puder!

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