Saiba como fazer o planejamento estratégico de marketing para 2023
À medida que a tecnologia vai se desenvolvendo a cada ano, as novas formas de consumo e relacionamento entre clientes e empresas também vão mudando com o tempo. Dessa forma, novas estratégias são demandadas com base no comportamento real do mercado, especialmente no que diz respeito ao marketing digital.
Dessa forma, podemos perceber a devida importância do planejamento de marketing para 2023, dispondo de todos os recursos, processos, atividades e estratégias necessárias para continuar acompanhando as tendências.
Sendo assim, no post de hoje nós vamos lhe mostrar como realizar um planejamento estratégico de marketing para o próximo ano e sair na frente da concorrência. Continue a leitura!
Afinal, o que é um planejamento de marketing digital?
Antes de tudo, podemos definir que um planejamento de marketing digital nada mais é do que um tipo de documento que visa definir objetivos, traçar expectativas, alinhar processos e, principalmente, focar em um plano de ação que favoreça a marca durante todo o ano de 2023.
Além de usarmos essas informações e processos, também consideramos o comportamento do nosso público-alvo, bem como as tendências da tecnologia que podem mitigar custos, oferecer dados mais precisos e otimizar atividades.
Como criar um planejamento de marketing digital do zero?
Entendendo o conceito e a importância do planejamento de marketing digital, vamos conferir abaixo o passo a passo para criar esse documento tão importante para uma marca!
Defina os objetivos
Primeiro de tudo, o seu planejamento de marketing digital precisa ter objetivos claros. Por exemplo, atrair novos clientes, lançar novos produtos e serviços, aumentar o volume de vendas, etc.
Dessa forma, você terá um norte para estabelecer e mensurar suas metas ideais para o próximo ano. Portanto, comece registrando todos os seus objetivos.
Verifique o orçamento em seu planejamento
Não menos importante do que definir seus objetivos, é também definir o seu orçamento para ter certeza de que o investimento está dentro dos propósitos.
Portanto, verifique o seu caixa e separe uma verba para investir no seu planejamento, seja de maneira semestral, bimestral ou trimestral. O mais importante é você ter as verbas necessárias para investir, mas sem que elas afetem seu fluxo de caixa de maneira negativa e acabem prejudicando outros setores importantes da corporação.
Tome decisões baseadas em dados, e não em “achismos”
Por último, e não menos importante, é realizar suas decisões no planejamento com base em dados reais, e não em possibilidades. Por exemplo, se você deseja aumentar sua taxa de conversão, pode ser interessante verificar a sua taxa de cliques e a taxa de retenção em seu site. Assim, você conseguirá transformar esses dados em informações úteis para otimizar o seu objetivo.
Veja também: 5 ferramentas gratuitas para criar o seu e-mail marketing
Quais são as tendências do marketing digital para 2023 que você deve ficar atento?
Personalização
Com a quantidade crescente de dados disponíveis sobre os clientes, as empresas podem personalizar suas mensagens e ofertas para atender às necessidades específicas de cada indivíduo. Isso pode ser feito através de segmentação de público, automação de marketing e análise de dados.
Reserve um tempo para analisar quem são os seus melhores compradores e crie conteúdo e materiais para este perfil de pessoas, o resultado será muito melhor!
Inteligência artificial
A IA pode ser usada para automatizar tarefas manuais, como classificação de leads, análise de dados e otimização de campanhas. Isso pode liberar tempo e recursos para outras atividades estratégicas.
Se você tem um programador que faz parte do seu time, peça para que ele incorpore o Jasper em uma ferramenta da sua empresa, assim podendo acelerar muito o processo criativo e de criação de conteúdo.
Caso você não tenha um programador disponível, tente utilizar o ChatGPT como uma IA que irá te ajudar a escrever artigos e dar ideias de conteúdo relacionado ao seu público.
Automação de marketing
A automação de marketing permite às empresas enviar mensagens personalizadas e automatizar campanhas de e-mail e redes sociais. Isso pode ajudar a aumentar a eficiência e o ROI das campanhas de marketing.
Se você ainda não possui uma ferramenta de automação de marketing, utilize alguma dessas ferramentas que são o melhor custo-benefício do mercado: RD Station e Builderall.
Com uma dessas ferramentas incorporadas no seu dia a dia você perceberá que muitos processos do seu marketing poderão ser automatizados e você terá muito mais tempo para realizar melhor outras tarefas.
Vídeo marketing
O vídeo marketing tem crescido em popularidade nos últimos anos e é esperado que continue a crescer em 2023. As empresas podem usar vídeos para contar histórias, mostrar seus produtos e serviços, e estabelecer uma conexão emocional com seus clientes.
E você ainda pode combinar uma ferramenta de inteligência artificial para gerar os scripts dos vídeos para você!
Influenciadores digitais
As pessoas confiam mais nas recomendações de outros consumidores do que nas mensagens das marcas. As empresas podem usar influenciadores digitais para aumentar a confiança dos clientes e alcançar novos públicos.
Se você não conhece muitos influenciadores, guarde um tempo para ver quem são os criadores de vídeos para o seu mercado. Com isso, invista em anúncios nos vídeos deles e links patrocinados. Os resultados das suas vendas poderão ser surpreendentes!
Gostou deste artigo? Conforme vimos, o planejamento de marketing digital para 2023 deve começar desde já em sua empresa. Assim, você estará pronto para começar a elaborar suas estratégias para o próximo ano, e assim, ter a oportunidade de escalar ainda mais.
Portanto, invista no passo a passo citado acima para obter ainda mais sucesso em sua estratégia de marketing.