Presidente Jair Bolsonaro estuda a diminuição de impostos nos jogos eletrônicos

31/07/2019
Bolsonaro diminui impostos sobre jogos

O presidente Jair Bolsonaro, famoso por seus tweets, publicou no sábado 27/07 que iria avaliar com sua equipe econômica a possibilidade de reduzir os impostos para os jogos eletrônicos no país.

A ideia veio após a leitura de um comentário feito na página do presidente por um leitor, que pedia a diminuição do valor desses impostos. No próprio tweet, o Bolsonaro reconhece que o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados, que é o caso dos jogos) varia entre 20% e 50%, e reconhece também o fato do Brasil ser o segundo maior mercado no mundo nesse setor.

O mercado dos jogos eletrônicos no Brasil

Além dos dados que o presidente Bolsonaro citou na sua rede social, outras informações mostram que o Brasil está sendo terreno fértil para o crescimento no mercado dos jogos eletrônicos.

O Ministério da Cultura em parceria com a Unesco, realizou o 2º Censo Indústria Brasileira de Jogos Digitais, e concluiu que houve crescimento significante neste mercado eletrônico por todo o território nacional.

Além disso, o Censo destaca uma produção muito variada de tipos de jogos, sendo o total de 1.718, divididos de 43% deles para dispositivos móveis, 24% para computadores, 10% para plataformas de realidade virtual e 5% para consoles de videogame.

Quando falamos de crescimento, o estudo do Ministério mostra que entre os anos de 2014 a 2018, o número de empresas que desenvolvem games aumentou em 164%, ou seja, de 142 para 375.

Valores muito altos

Não é de hoje que o brasileiro reclama sobre o valor alto que os impostos adicionam na conta final. Com nomes diferentes como IPI, ICMS, II e muitos outros, os impostos fazem com que o valor de um produto possa duplicar ou até mesmo triplicar.

Não nos restam dúvidas que uma diminuída no valor dos impostos ajudaria no bolso, não é mesmo?

Nossos Parceiros

Webeats Borssolani Store Planeta Plug Navegando e Aprendendo Desocultando Beleza Mágica Parcamp Impra Empório Hookah Maquiagem Biz

Comentários

comentários