Passo a passo de como criar um funil de vendas
Sabemos que o objetivo principal de qualquer marca atuante no mercado, é gerar competitividade. Afinal, conquistar inúmeros clientes infere no aumento de vendas, e no crescimento da autoridade da empresa em seu campo de atuação.
No entanto, precisamos elaborar estratégias cada vez mais eficientes para conquistar essas vendas, e gerar escalabilidade.
Nesse quesito, podemos perceber a devida importância do funil de vendas, que, muito mais do que otimizar o processo de compra, é entrar na mente do seu cliente e entender de fato o seu comportamento. Assim, fica mais fácil prover as melhores estratégias para conquistá-lo e fidelizá-lo.
Quer saber como? No post de hoje nós te ensinaremos a construir um funil de vendas do zero. Confira!
Funil de Vendas: o que é e qual a sua importância?
Ele é um modelo estratégico que visa mostrar a jornada que um cliente faz dentro de uma empresa, desde o seu o contato inicial com a marca, até a concretização efetiva de uma venda. No entanto, existem empresas que vão muito além do funil.
De maneira prática, podemos dizer que o funil de vendas é como se fosse a representação do caminho que o cliente trilha para chegar ao momento da venda. Isso porque já sabemos que o processo de compra não é um contexto homogêneo, porém percebemos que ele tende a ocorrer em diversas etapas.
Na jornada do cliente, ele acaba passando por diversos momentos, mostrando ao setor de vendas e marketing a sua proximidade para o momento da compra. Um usuário que acabou de descobrir o que a sua empresa oferece, está menos pronto para comprar de você do que aquela pessoa que já entrou no seu site, leu as informações e navegou entre as páginas, por exemplo.
Portanto, o funil de vendas é essencial para entender em qual estágio o cliente encontra-se, e com base nas informações coletadas, providenciar estratégias para que ele avance no funil.
Passo a passo para montar o seu funil de vendas
Sabendo do conceito e da importância funil de vendas, vamos agora entender como estruturá-lo de maneira eficiente. Confira abaixo:
1. Faça um mapeamento de jornada
Antes de tudo, a primeira dica para começar a estruturar o seu funil de vendas, é realizar um mapeamento da jornada dos seus clientes em potencial. Se você quer conduzir um prospect pelo funil de vendas, você deve conhecê-lo bem, certo?
Entender seus gostos, necessidades e objeções é crucial para desenvolver conteúdos atrativos. De maneira prática, você pode iniciar esse primeiro momento fazendo a definição da sua persona — ideal para empresas que já possuem uma carteira de clientes.
No entanto, se a sua marca está começando agora, converse com o máximo de clientes que você já possui e busque descobrir como eles chegaram até a sua marca, o que fizeram entrar em contato, fechar negócios, e outros contextos relacionados.
2. Defina etapas do funil
Depois de entender a jornada de compra dos clientes da sua marca, precisamos ir muito além dos estágios de consciência, ou seja, das etapas que compõem o funil de vendas — consciência, consideração e decisão. Assim, você poderá entender em qual estágio de consciência seu cliente se encontra, e assim, educá-lo com conteúdos, ofertas e estratégias de inbound marketing para avançá-lo pelo funil.
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3. SLA entre marketing e vendas
Quando você tiver um funil de vendas já pronto, é necessário fazer um acordo entre os times de vendas e marketing, a fim de que um possa ajudar o outro e definir quais entregas serão repassadas entre eles. Ou seja, é necessário fazer o famoso vendarketing!
Esse processo é crucial para conquistar um funil de vendas ainda mais estratégico, pois caso ocorra alguma falha no processo, os resultados obtidos — especialmente para o setor comercial — podem apresentar erros ou serem perdidos.
Além disso, é fundamental criar conteúdos para cada etapa do funil, a fim de que os clientes fiquem cada vez mais educados, e assim, cheguem efetivamente ao momento de compra.
Gostou das dicas? Sem dúvidas, o funil de vendas é de suma importância para marcas que desejam gerar vendas em grande escala. Conhecer o seu cliente, e, sobretudo, entender a sua consciência de compra, é fundamental para estruturar estratégias de conversões mais eficientes.